6 vantagens do single sign-on e por que seu negócio precisa dele

julho 15, 2021 Segurança e Conformidade, MOVEit

Você provavelmente já ouviu o ditado "prática faz perfeito" inúmeras vezes, mas em situações onde não há nada para aperfeiçoar, a repetição fica chata e tediosa com o tempo.

O acesso repetitivo e multi login pode sentir o mesmo.

Seus funcionários certamente não gostam quando têm que lembrar infinitas (e muitas vezes complexas) senhas e nomes de usuário para acessar todos os aplicativos, serviços ou módulos em seu pacote de produtividade.

E se sua equipe de TI não tivesse mais que desperdiçar recursos valiosos e tempo gerenciando contas de usuários? E se sua equipe pudesse se concentrar em processos de negócios principais em vez de combater a "fadiga de senha"? Felizmente, há uma maneira de fazer as duas coisas.

Digite o sinal único (SSO).

Log-on único: um login, várias contas

O que é um único sinal:

O SSO, ou único login, é uma tecnologia de controle de acesso de ponta que permite que os usuários façam login com um único par de credenciais para vários sistemas ou pontos de contato diferentes, mas relacionados. De qualquer dispositivo, não importa onde estejam.

Um serviço SSO é executado com a ajuda de um token de autenticação.

Se, por exemplo, você fizer login em um recurso da empresa, o SSO criará um token que se lembra de que você foi verificado.

Qualquer serviço que você tentar acessar depois disso confirmará com o único sinal primeiro. O SSO passa seu token de autenticação para o recurso, e você pode entrar. Se, por acaso, você ainda não for verificado, você será solicitado a fazê-lo através do serviço de logos.

Tudo acontece tão rápido que você mal vai tomar conhecimento.

Pense em um SSO como um intermediário que pode confirmar se a palavra-chave e a senha de um usuário correspondem à do banco de dados central sem gerenciar o próprio banco de dados.

É mais como quando um dono de uma loja de bebidas procura uma garrafa em nome de alguém com base no rótulo da garrafa. O dono não memorizou todo o catálogo de bebidas, mas pode acessar qualquer garrafa em um instante.

Em um ecossistema extremamente sensível, como saúde ou bancos, você não quer correr riscos com arquivos, dados, recursos ou qualquer coisa no meio. Você deseja controles de acesso centralizados com total supervisão sobre as permissões de acesso do usuário. A tecnologia de sinalização única entrega essa capacidade em uma bandeja de prata.

Chega de definições. Vamos mergulhar na parte "suculenta": vantagens do SSO e por que você não deve sequer pensar duas vezes sobre adicioná-lo ao seu arsenal de gerenciamento de usuários. Vamos?

6 principais vantagens do sinal único

1. SSO eleva a experiência do usuário

Quantas vezes você se sentiu frustrado simplesmente porque não conseguia se lembrar do seu nome de usuário e senha para um determinado aplicativo? Duas vezes? Três vezes? Inúmeras vezes?

A SSO oferece um adiamento muito necessário a esse respeito.

Os funcionários (ou qualquer outro usuário) não têm que digitar logins repetidamente. Eles também não têm que esperar por solicitações de senha para acessar ferramentas essenciais da empresa. Isso os deixa felizes, satisfeitos e produtivos sem absolutamente nenhuma razão para sentar em seus louros.

2. SSO economiza tempo

Humanos não são máquinas. Por mais que adoraríamos lembrar dezenas de credenciais de login, estamos conectados a esquecer algumas, ou em algumas situações, todas elas. Urgh, urgh!

Defina a senha. Esqueça a senha. Redefinir a senha.

É um ciclo frustrante em um nível pessoal e ainda pior em um nível corporativo onde a equipe de TI tem costuras de dados para proteger, uma variedade de recursos de rede para provisão e inúmeras outras funções cruciais a cumprir.

Torna-se uma perda de tempo (e recursos) quando a equipe de TI lida com solicitações de apropriação indébita de senha.

Ao implantar o SSO, seus usuários poderão acessar todo o conjunto de recursos da empresa a partir de um único "portal" e com apenas um par de credenciais — não dezenas. Este acesso de um clique a módulos ou serviços necessários oferece benefícios claros e duradouros de economia de tempo.

3. O único sinal melhora a velocidade onde mais importa

Em indústrias de alta participação, como finanças e saúde, ou em grandes empresas, onde muitos departamentos e funcionários exigem acesso rápido e constante aos mesmos aplicativos/serviços, o SSO pode ser incrivelmente útil.

Em ambientes como esses, onde o acesso atrasado, a apropriação indevida de senhas ou o acesso comprometido a ferramentas ou recursos compartilhados podem literalmente significar a diferença entre a vida e a morte.

4. O SSO ajuda na conformidade normativa

Não é segredo que as organizações devem cumprir vários regulamentos como SOX, HIPAA e, mais importante, PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard).

Este último exige que as empresas adem IDs exclusivos a todos os funcionários com acesso a dispositivos/recursos e garantam a verificação adequada para usuários externos.

A não adesão a essa exigência pode levar a multas pesadas e outras repercussões não tão boas, como perder a confiança de parceiros, clientes ou até mesmo funcionários. Você não iria querer isso, iria?

O SSO ajuda você a cumprir as regulamentações estabelecidas no grande esquema das coisas, garantindo assim um relatório de acesso eficaz e o compartilhamento seguro de arquivos.

5. Reduz os custos do Helpdesk de TI

Uma vez que um único serviço de login reduz o número de credenciais de login que um indivíduo tem que fazer malabarismo, é improvável que os usuários enviem um bilhete de redefinição de senha para a equipe de TI.

Odiamos dizer isso, mas a verdade é que tais pedidos de ingressos são bastante padrão.

Na verdade, o Gartner diz que 20%-50% de todas as solicitações de helpdesk de TI estão relacionadas com credenciais. Desnecessário dizer, esses bilhetes são caros, também, com forrester estimando o custo de uma redefinição de senha para não menos que $25. É uma bala que você vai querer desviar a todo custo, e SSO ajuda você a fazer isso com facilidade.

6. SSO renova segurança

Segurança. O login único e a segurança estão entrelaçados — há quase inseparáveis. Se você não sabia, todo o conceito de um login "uma única vez" é reforçar a segurança de recursos sensíveis e de alto nível da empresa.

Deixe-me refrescar sua memória aqui. Lembra o que dissemos sobre um token de autenticação? Bem, este token reside no servidor ou banco de dados central do SSO, não no recurso real que os usuários tentam acessar todos os dias. Isso significa apenas uma coisa: o recurso dado não pode armazenar dados de login confidenciais.

Portanto, em certa medida, o SSO atua como um ponto central de autenticação. Isso diminui as chances de phishing ou ataques de malware.

Selar todas as brechas de segurança, ganhar maior visibilidade e controle de acesso com transferência de arquivo moveit

SSO pode parecer todo rosado por fora, obviamente por causa de suas muitas vantagens. No entanto, é preciso apenas um par de credenciais de login para cair em mãos erradas, e boom, todos os dados confidenciais de uma empresa desaparecem no ar. Essa é uma chance que você e sua equipe de TI não podem se dar ao luxo de correr.

Em uma indústria de missão crítica sensível a dados com zero margens para complacência e erros, você precisa de uma ferramenta como a transferência gerenciada de arquivos do MOVEit.

Uma solução segura comprovada e de classe empresarial, o MOVEit simplifica as trocas de dados e arquivos entre clientes, funcionários e parceiros comerciais. Então, se você já é um serviço de login único existente, o MOVEit seria a peça perfeita do quebra-cabeça. Por que? Porque aumentaria a proteção ao entrar no portal — tudo graças ao seu registro de auditoria evidente, criptografia de alto grau e recursos de rastreamento de atividades.

Disponível como um serviço gerenciado, nuvem ou uma solução on-premise, o MOVEit, em conjunto com um SSO de sua escolha, pode ajudar a controlar o nível de autenticação e acesso concedido a cada usuário em sua organização. Dessa forma, você consegue maior visibilidade e controle — algo que seria inerentemente impossível apenas com um serviço SSO.

Quer ver se a transferência MOVEit é adequada para o seu SSO ou empresa em geral? Baixe uma avaliação gratuita hoje, reserve uma demonstração ou obtenha uma citação!

Doug Barney

Doug Barney foi o editor fundador da Redmond Magazine, Redmond Channel Partner, Redmond Developer News e Virtualization Review. Doug também atuou como Editor Executivo da Network World, Editor-Chefe da AmigaWorld e Editor-Chefe de Computação em Rede.

Read next Como a Transferência Gerenciada de Arquivos (MFT) se Encaixa em sua Estratégia de Segurança Cibernética